_edited_edited.jpg)
Bolsa da Diversidade ABP
Preocupados com o cenário atual e do futuro, oferecemos a Bolsa da Diversidade - ABP.
A bolsa oferecida para o curso de formação em Psicodrama Nível 1 e Pós Graduação Lato Sensu da ABP, consiste em um desconto de 75% sobre o valor integral do curso.
A proposta nasce do compromisso ético do psicodrama com a democratização do conhecimento e com a valorização das múltiplas vozes que compõem nossa sociedade.
Trata-se de uma iniciativa criada para ampliar o acesso à formação psicodramática, favorecendo a inclusão de pessoas historicamente marginalizadas ou com menor acesso a oportunidades educacionais. Atualmente o edital contempla pessoas negras, indígenas, quilombolas, trans e/ou não-binárias.
Os critérios de inscrição são:
1. Ser maior de 18 anos.
2. Se autodeterminar como pessoa negra (preta ou parda), indígena, quilombola, trans e/ou não-binária.
3. Ter graduação completa em qualquer área de formação ou estar cursando o último ano de curso.
4. Ser residente e domiciliado no Distrito Federal ou entorno.
"Como brasileiros, estamos mergulhados numa cultura que nos coloca como mais-valia o branco, e as relações são pautadas nesta perspectiva: quanto mais semelhante ao branco, melhor. Ao negro é reservado um lugar inferior. É necessário conhecer, compreender, para pensar uma atuação profissional com e para as pessoas" (Malaquias, 2020, p. 15-16).
"Que o psicodrama e quem dele se utiliza possam servir de asas áquela(e) que cruza as fronteiras do regime binário". (Vomero,2024, p.58)
Referências:
Maria Célia Malaquias (2020) Psicodrama e relações étnico-raciais - diálogos e reflexões. São Paulo: Ágora.
Vomero, L. S. Z. (2024). Conserva corporal – Via de acesso para a (des)colonização do coinconsciente. In: Nery, M. P., Eutrópio, A. C. & Vomero, L. S. (orgs). Sexualidade, Corpos e Poder: Desobediências criadoras. (pp. 33-1). São Paulo: Ágora.



